Drops_Sementes e Soberania Alimentar

IMG_1961A Casa da Esquina, em conjunto com o grupo Guerrilha da Agulha, apresenta o projecto Drops: uma forma de sensibilizar o público geral para a partilha de sementes e para a cada vez maior limitação ao acesso a espécies vegetais. Este projecto está a embelezar as árvores da Rua Larga desde dia 22 de Abril e envolverá actividades várias até dia 1 de Maio.Uma dessas actividades será levada a cabo pela Coimbra em Transição:

Sementes e Soberania Alimentar

Dia| 26 de Abril

Horário| das 17h30 às 19h00.

Local| Rua Larga da Universidade, entre as Físicas e as Químicas.

“Para quem já levou um drop para casa e não sabe o que fazer com ele, na próxima sexta ficarão a saber mais sobre sementes e como cuidar delas.

O Grupo Coimbra em Transição abordará os efeitos nocivos para a biodiversidade provocados pelo sistema agrícola baseado em monocultura e uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes.

Nesta conversa serão abordados também assuntos como a perda de espécies tradicionais, consequência da crescente comercialização de sementes por parte de grandes empresas que baseiam a sua actuação no sistema de patentes.

Desta patenteação resulta a privatização do património genético natural através da produção de sementes transgénicas e influenciando a regulamentação das sementes na União Europeia no sentido de os agricultores e pequenos hortelões não possam ter as suas próprias sementes.

Além da conversa serão também dinamizadas atividades sobre diversas utilidades das Sementes, com demonstrações e participação ativa dos interessados. Nesta oficina pretende-se proceder à identificação de sementes e à sua distribuição aos interessados, manufaturando envelopes de sementes a partir de folhas de jornal com indicação da altura ideal para semear. Posteriormente, será abordada a criação de Sementeiras em copos de iogurte, com instruções de manutenção e transplantação. No final será feita também uma demonstração do uso de sementes em culinária (germinados e outros usos) com entrega de receitas.”   [aqui]

Aparece! 😀

Anúncios

One response to “Drops_Sementes e Soberania Alimentar

  1. Maria Júlia Jaleco

    Tenho que ir ver, farei por não me esquecer!…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s