Depois das ervas aromáticas, as especiarias!

A manhã começou fresca, mas prometedora em sol e calor.
Entre as 9h e as 10h da manhã vários pares de mãos  iam compondo pequenas melodias matutinas em pontos opostos da cidade e redondezas.
As chaves a balançar abrindo os portões, o avanço dos passos pela horta, a colheita das ervas ainda húmidas da madrugada.
Uma última visita ao Mercadinho do Botânico para mais umas ervas e o pão caseiro.
Ainda ensonadas, outras mãos abrem a porta do Salão. Subindo as escadas de madeira, já lá estavam a bulir, compondo as mesas com os pratos e os copos, as ferramentas e as rosas, de cores generosas e aromas de um Maio doce.

Imagem

Mais de 15 variedades de ervas aromáticas marcaram presença. Flor-de-sabugueiro. Alecrim. Aipo. Segurelha. Hortelã. Cidreira. Menta. Poejo. Tomilho. Cebolinho e flor-de-cebolinho. Funcho. Rúcula. Salva. Salva-ananás. Malva. Capuchinhos. Calêndulas.

ImagemInfusões, refrescos, pastas para o pão, azeites aromatizados, pesto de poejo, requeijão com ervas e amêndoas.oficina3

oficina4

Preparar bebidas e pequenos petiscos com o que está à mão, no vaso da varanda ou no canteiro da horta. Formas simples de ter uma variedade grande de opções saborosas para o dia-a-dia.

oficina2

Todos foram partilhando a sua experiência na cozinha com algumas destas plantas, assim como no tratamento de alguns problemas de saúde, enquanto bebíamos os refrescos e infusões feitos com as ervas frescas e secas. No final, foi feita a prova dos petiscos. Uma bela mesa, saborosa em cores, com o piano lá ao fundo e a luz do sol a iluminar a negra sala do Salão Brazil.

oficina6

Para a Coimbra em Transição foi uma aprendizagem de trabalho em equipa e, sobretudo, uma inspiração para continuar a partilhar a nossa paixão pela comida, boa para o corpo, o coração e a economia local!

oficina5

Com esta actividade estamos a conhecer a rede alimentar local e as dificuldades que se colocam ao cidadão comum que opta por ter uma alimentação de base local, fresca e orgânica. Por isso, queremos traduzir estas experiências e aprendizagens num pequeno livro de receitas!

A próxima Oficina é já este sábado, agora dedicada às especiarias.

oficina7

Inscreva-se até às 12h de 5ªfeira! Envie um e-mail com o assunto “oficina de culinária” para coimbraemtransicao.geral@gmail.com

cartaz_oficina2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s