Notas sobre a 3ª oficina “ao sabor da música”: Sementes, germinados e leites vegetais

Depois das ervas aromáticas e das especiarias, desta vez eram as sementes que estavam no palco. Estas “bombas” de nutrientes podem enriquecer todas as nossas refeições, aparecendo sob a forma de personagens completamente diferentes a cada cena.

A oficina começou com uma parte de horticultura – como iniciar e acompanhar o processo de germinação de sementes em casa. Aqui, falámos muito acerca dos benefícios dos germinados, graças aos micro-organismos que tornam os nutrientes mais acessíveis para o nosso corpo e, ainda por cima, continuam a sua função melhorando a digestão quando não aquecemos os germinados.

Das sementes que experimentámos, bastantes eram desconhecidas para a maioria dos participantes: trigo sarraceno, milho painço, feno-grego… Ficaram admirados com a variedade de sabores e texturas, e viu-se claramente o quão importante é ter acesso a sementes que não receberam qualquer tratamento químico, nem modificações genéticas, dado o seu maior valor e benefícios para a nossa saúde.No acto dos leites vegetais, onde fizemos bebidas com base em sementes demolhadas de amêndoas e aveia, a criatividade começou a fluir. O último leite feito foi inspirado no verde das cenouras que já entraram na sopa de grão de bico com milho painço. Junto com amêndoas, uvas passas, sumo de limão, coentros, gengibre e canela, tornou-se numa bebida refrescante e rica!

Finalizámos a oficina a compor três saladas coloridas de legumes, todos produzidos por agricultores locais. A mesa tornou-se muito apetitosa, com um leque de germinados para adicionar à sopa e às saladas e ainda sementes tostadas e uns azeites aromatizados com ervas aromáticas, sementes e alho. Até os chás incluíram sementes: um com anis e outro com cardamomo.

Se pudéssemos, a refeição ter-se-ia estendido mais, pois havia muito para falar, confirmar e perguntar. Os participantes pediram para ficar com os contactos uns dos outros para continuar a partilha de receitas e experiências depois da oficina. A vontade de continuar em casa era grande!

Desenho_Julia_Oficina_Sementes_2014_06_07Desenho feito pela Júlia Oliveira (6 anos), com autorização da sua mãe.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s