1ª Sementeira Partilhada no Novo Jardim da Coimbra em Transição

ACTIVIDADE COM ENTRADA LIVRE

O NOVO JARDIM DA COIMBRA EM TRANSIÇÃO E A IDEIA DE UMA SEMENTEIRA PARTILHADA:

A Coimbra em Transição tem um novo lugar no Jardim da Sereia cedido pela Câmara Municipal. Este proto-jardim será para partilhar com todas as pessoas que queiram fazer parte do projecto.

Está tudo a começar. Num dos últimos fins-de-semana iniciámos uma acção de limpeza e partilhámos um almoço – isto é, partilhámos o almoço de cada um entre todos.

No próximo domingo, dia 8 de Março, queremos partilhar, para além do almoço, a nossa primeira sementeira no espaço.

Então: cada pessoa, ou cada grupo de amigos, traria o suficiente para fazer uma sementeira à sua escala e medida, na medida que entender. Nós ensinaríamos a semear, vocês contribuiriam com as vossas sementeiras para o novo Jardim. Isto é, ajudariam a reabilitar e a cuidar de um espaço público que está sem uso há bastante tempo e que tem recursos extraordinários – tem, por exemplo, uma estufa com muito potencial.

Depois de aprenderem a semear connosco, e depois de partilharem os vossos recursos com o novo Jardim, poderão, da parte da tarde, ou noutro dia combinado connosco, usar a estufa para as vossas próprias sementeiras. A vantagem é podermos semear nos meses ainda frios de Inverno, adiantando assim as transplantações da Primavera, e as colheitas do Verão. Para além disso, podem aproveitar para trocar sementes com os outros participantes.

O QUE PRECISARIAM DE TER NO DIA 8 DE MARÇO ÀS 10:30:

1. Tabuleiros para semear (caixas com orifícios onde se introduzem as sementes e a terra, e onde vai crescer uma pequena planta que depois será transplantada).*

Estes tabuleiros podem ser substituídos por embalagens recicladas (só tem de estar limpas!): embalagens de iogurtes, pacotes de leite, vasos velhos, embalagens de plástico que geralmente servem para empacotar fruta ou legumes – às vezes até já estão perfuradas! Usem a vossa imaginação! *

2. Terra ou composto q.b. (em função das embalagens que levarem). A terra ou composto podem ir recolhê-los num local limpo de químicos, por baixo de uma árvore, por exemplo; ou podem comprá-los, mas comprem Bio, sem substrato químico incorporado. A terra que recolherem não convém que seja muito argilosa, senão vai compactar e as plantas não crescem.

3. 1/5 de areia em relação à quantidade de terra (areia sem sal!). Pode ser a areia usada nas obras, essa não tem sal.

4. Sementes. As que tiverem disponíveis.

5. Luvas, absolutamente opcional.

6. Almoço para partilhar, opcional.

* Atenção: convém que os recipientes para semear tenham no mínimo a dimensão de uma embalagem de iogurte, mas podem ser um pouco maiores; como não vamos usar químicos as plantas não vão crescer até aquele tamanho enorme que estamos habituados a ver nos tabuleiros de orifícios minúsculos dos supermercados!!


MAIS INFORMAÇÕES:

https://www.facebook.com/events/1627525044150917

TLM: 916252602
EMAIL: coimbraemtransicao.geral@gmail.com

 

A ASSOCIAÇÃO COIMBRA EM TRANSIÇÃO:

A Associação Coimbra em Transição, e antes disso o movimento informal que lhe deu origem, teve uma horta partilhada e desenvolveu actividades durante alguns anos no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Entretanto, enquanto passavam os meses de procura e de espera pela possibilidade de um novo espaço na cidade, a Coimbra em Transição ajudou a ocupar com vida um dos terrenos resultantes das demolições para o Metro na Rua Direita; usou o Salão Brazil, ou o Ateneu, entre outros espaços, para as suas oficinas; e serviu-se das garagens e dos terrenos dos amigos para continuar experiências e para guardar muitas parafernálias.

O novo lugar da Associação, no Jardim da Sereia (num dos cantos de cota mais alta: aquele que faz esquina com a Penitenciária; onde era o antigo Exploratório; junto da Casa Municipal da Cultura, do Círculo de Artes Plásticas e da Casa dos Jardineiros da CMC), foi cedido através de um protocolo com a Câmara Municipal de Coimbra em parceria com Associação Nacional de Intervenção Precoce; será um espaço para partilhar com as crianças, pais e colaboradores da ANIP.

Patrícia Miguel

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s