Pala Pinta

SIMBOLOO logótipo da Associação Coimbra em Transição parte de um desenho existente numa das pinturas rupestres de Pala Pinta, no concelho de Alijó. A pala de Pala Pinta é uma pala granítica horizontal com 12 metros de comprimento. Esta pala tem protegido os desenhos vermelhos neolíticos ou calcolíticos – não se sabe bem – ao longo de todo este tempo. É um pouco redundante, mas não deixa de ser necessário dizer-se que o desenho foi desenhado prudentemente na rocha de granito, numa fractura vertical que se encontra recuada em relação à tal pala extraordinária.

Dizem as pessoas que estudaram ou que já viram estas pinturas que são um testemunho impressionante do rupestre esquemático. Dizem que o ‘conjunto pictórico’ tem ‘motivos diversos e misteriosos’, ‘elementos indecifráveis’: ‘barras paralelas’, ‘fiadas lineares’, ‘sinais raiados’, ‘fiadas de pontos’, ‘pontilhados’, ‘marcas arborescentes’, ‘círculos concêntricos’, ‘traços asteriformes’ e ‘manchas punctiformes’, e ‘esteliformes’, e ‘cadeias de sete anéis’, e ‘faixas periféricas irradiantes’.
 
As interpretações associam os ‘pontos’ existentes nos desenhos ao sol e aos astros; e relacionam os ‘sinais ramiformes’, a uma estilização da figura humana. Numa interpretação mais imediata estes desenhos podem ser também plantas, flores, sementes em voo. Tudo pode ter a ver com tudo.
 
Alguns, em Transição, dizem que se tratam de dentes-de-leão e perguntam se ‘O-teu-pai-é-careca?’ seria uma interrogação daquele período. O Miguel, diz que sim, que aquilo é de certeza a boca de um grande leão a salivar. Coisas que se conversam dentro de um tipo de inocência sabedora, que, como diria Pedro Caba (digo eu de cor), reservam o registo de quem vai cuidando da manutenção da consciência de uma certa sábia ignorância.
 
A ideia é lembrarmo-nos das coisas que não precisamos esquecer; que já existiram, ou que ainda existem, mas que uma razão de progresso ou de crescimento não implica que as percamos, e que até nos incita mesmo a recuperá-las. Porque há perdas que dão em ganho, mas há perdas que dão em perda, onde perdemos perdendo mesmo.
 
Por exemplo, neste nosso logótipo está uma espécie de vontade de lembramento de algo ‘essencialmente-esquecido’; um bocado parecido com o ‘essencialmente-esquecido’ lembrado por Joseph Beuys: que inventou durante toda a sua vida de artista que tinha sido salvo pelos Tártaros – assim relembrados – com mel, e com óleos, e azeites, e tecidos, e folhas das ervas. Beuys substituiu com esta invenção uma verdade que nos teria sido mais inútil: a verdade de que o seu salvamento, depois da queda do avião em que seguia durante a Segunda Guerra Mundial, aconteceu num hospital militar alemão (ponto).
 
Outra coisa. Esta ideia de relacionarmos as pinturas de Pala Pinta com o logótipo, surgiu depois de ter sido partilhada, com alguns membros da Associação, uma fotografia tirada a uma das páginas dos milhares de livros da biblioteca do arquitecto Fernando Távora. De certa forma, este logótipo presta-lhe uma homenagem, ao Fernando Távora. Porque Távora, como Beuys, lembrava-se muito de nos lembrar, com reiteração e intensidade, do tal ‘essencialmente-esquecido’ (Távora fez sempre um esforço no sentido da diminuição dos mal-estares-comuns-fundamentais). A partir de 1945, Távora insistiu na atenção aos lugares, às coisas e aos materiais que já duram, aos saberes anacrónicos, pronunciando-se resolutamente sobre o interesse que existe naquilo que nasce ‘a partir do povo e da terra com a naturalidade duma flor’.
 
Mas este é ainda um desenho provisório, um esquema-à-mão daquilo que poderá vir a ser um logótipo. É ainda um logótipo em Transição. Ah! e só durante o ano passado, já depois de termos adoptado os desenhos de Pala Pinta como nossos, foram, por coincidência, considerados de interesse público.
 

Patrícia Miguel (que agradece a Pedro Grandão Silvestre e a Filipe Correia)

11002593_729670273797908_3414058893175086024_n

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70439

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s