Oficina de Construção de Abrigos para Pássaros e Insectos Polinizadores, 10 de Abril, no Hortim

A NOSSA ALIMENTAÇÃO DEPENDE DOS INSECTOS POLINIZADORES!
Quando olha para o seu prato repleto de alimentos, saiba que cerca de um terço da produção agrícola mundial depende do trabalho de polinização das abelhas. E se pensa que as abelhas melíferas que produzem o mel trabalham sozinhas, elas fazem-no em conjunto com abelhas selvagens, abelhões, moscas, vespas, borboletas, formigas, …, além das aves e dos morcegos!

… E ESTES ANIMAIS ESTÃO AMEAÇADOS!
Os insectos polinizadores estão crescentemente ameaçados pelo uso de agroquímicos tóxicos na agricultura intensiva e convencional, aumento das monoculturas pobres em alimento em detrimento dos tradicionais prados de flores silvestres, dispersão de doenças, alterações climáticas…
Está nas nossas mãos lutar pela nossa soberania alimentar, o que inclui conhecer melhor estes insectos e colaborar com o seu trabalho.

O que poderemos fazer?

ACTO I – Abrigos para insectos polinizadores
Nesta oficina vamos conhecê-los melhor e perceber como os podemos ajudar. Vamos construir abrigos utilizando materiais naturais e reciclados, de forma a propiciar-lhes mais locais para porem os seus ovos e aumentarem a sua sobrevivência e, simultaneamente, a nossa produção da horta ou da varanda.

Formadora: Ana Jervis é Mãe, Engenheira Zootécnica, Educadora Ambiental, Apicultora, cofundadora do movimento Aveiro em Transição e responsável pelo Apiário Pedagógicoda Quinta Ecológica da Moita, em Aveiro, e em Serralves, no Porto. A sua missão é partilhar com miúdos e graúdos experiências pedagógicas que nos tornam mais autossuficientes, felizes, conscienciosos e em equilíbrio com a Natureza.

ACTO II – Caixas-ninho para aves
O que são, e para que servem?
Estes ninhos artificiais para aves são uma caixa feita de madeira que se assemelha a uma cavidade natural, podendo colocar-se em árvores, postes ou edifícios e que visa proporcionar uma zona de nidificação às aves que utilizem a zona para se alimentar. Propõe-se a construção de dois tipos de caixa ninho: com abertura circular para chapins, ou com meia frente aberta para pequenos turdídeos.

Espécies alvo: Pretende-se com esta oficina favorecer 2 grupos de aves: – os chapins e trepadeiras que utilizam cavidades naturais em árvores para nidificarem e que apreciam bastante as caixas ninho; – os pequenos turdídeos – tordos, melros, rabirruivos ou piscos – ou outras espécies como os papa-moscas, as carriças ou as alvéolas que preferem as caixas ninho que lhes proporcionem uma boa visibilidade durante a incubação.

Formador: Filipe Oliveira Santos é Engenheiro Florestal e Amante de Inventário Florestal, Cadastro Rústico, Ecologia e Estudos da Natureza

Objectivos da Oficina:
– Informar e sensibilizar sobre a diversidade e importância económica e ecológica dos insectos polinizadores e das aves;
– Ensinar a construir abrigos para diversos insectos polinizadores e aves;
– Colocar abrigos no Jardim da Sereia, propiciando assim o aumento da biodiversidade local e dos serviços prestados ao ecossistema;
– Estimular uma relação mais próxima com a Natureza.

Público-alvo:
– Famílias, crianças, jardineiros, agricultores, …

OFICINA COM ENTRADA PAGA E LIMITADA A 20 PESSOAS
INVESTIMENTO:
2 Ninhos PARA ASSOCIADOS;
4 Ninhos PARA NÃO ASSOCIADOS

CONTACTOS PARA MAIS INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES (OBRIGATÓRIAS):
EMAIL: coimbraemtransicao.geral@gmail.com
Ou mensagem para a página de facebook da Coimbra em Transição.
TLMS: 964393760 | 965879150
VISITE AQUI O EVENTO NO FACEBOOK.

 

Anúncios

4 responses to “Oficina de Construção de Abrigos para Pássaros e Insectos Polinizadores, 10 de Abril, no Hortim

  1. Boa ideia para uma formação! Desejo todo o sucesso. Vou tentar partilhar

  2. Sérgio Buco, muito gratos pela dádiva das madeiras! Deram origem a ninhos muito bonitos. Alguns já estão no Jardim à espera de residentes 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s