Um Prato de Conversa sobre agricultura e consumo | 18 de Abril

Cada vez mais a alimentação é um tema presente no nosso quotidiano. Grande parte das vezes,  surge associado a preocupações com os impactos na saúde humana. Em resposta a estas inquietações existem cada vez mais estabelecimentos comerciais e outro tipo de iniciativas que promovem e/ou vendem produtos “biológicos”, “caseiros” ou produzidos de forma “sustentável”. Mas, para além da saúde individual e das famílias, que outros impactos os actuais padrões de consumo alimentar e práticas agrícolas têm? Que influência têm sobre o desenvolvimento socioeconómico local, regional e nacional? E que experiências existem actualmente que procuram construir outros modelos de Agricultura e de Consumo, face ao modelo de produção agro-industrial?

Tendo estas e tantas outras questões na cabeça, a Coimbra em Transição e o Grupo de Consumo da Casa da Esquina convidam-na/o para um Prato de Conversa sobre Agricultura e Consumo, no próximo dia 18 de Abril, às 20h, na Casa da Esquina. Traga um petisco para um jantar partilhado, que a Rosa Rodrigues do Mercadinho do Botânico vai preparar uma sopa quente com os vegetais da sua horta.

CARTAZ_CONVERSAS_SOPAS_FINAL_WEB

Para nos ajudar a reflectir sobre  estas questões temos dois convidados especiais:

O camponês Nuno Belchior, com um passado ligado às ciências sociais e às artes, membro do Projecto 270, uma iniciativa que resulta de um percurso de mais de 10 anos de trabalho na área da Soberania Alimentar, e  hoje sediada na Quinta do Bell, Pinhal Novo, onde o Projecto desenvolve uma rede de Agricultura Suportada pela Comunidade.

O agrónomo Cláudio Carvalho, com larga experiência na área da Agricultura Social, sobretudo no trabalho com pessoas com deficiência e outros grupos sociais vulneráveis. É um apaixonado pela natureza e pela história cultural em torno da Agricultura. Entre vários projectos pedagógicos em instituições sociais integra também um projecto Eco-Escolas numa escola de Coimbra.

Eco-Escolas3

Este evento serve também para aproveitar a visita do Nuno Belchior a Coimbra, a propósito da Mesa-Redonda Lutas camponesas e a reinvenção do sistema alimentar mundial: A Via Campesina e o paradigma da soberania alimentar, a acontecer às 16h30, na Sala 1 do Centro de Estudos Sociais de Coimbra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s