Um julgamento de faca e garfo ou o poder insuspeito das pequenas sementinhas – oficina de germinados 15Out, 11h

Sementes são coisas tão pequenas e de tal aspecto inofensivo que facilmente se torna insuspeito o poder que nelas reside. Sim, a sua força nutricional faz delas um excelente aliado da saúde alimentar. Mas o seu poder é também cultural, político e económico. E ambiental. Estes pequenos grãos são hoje motivo de grandes discussões, investigações, diálogos, desentendimentos, esperanças e mortes. Talvez elas não quisessem tamanho protagonismo, talvez só quisessem mesmo continuar o seu ciclo milenar de germinação, transformação e regeneração, mas o génio e o desassosego humanos lá as trouxeram para a ribalta.

É já nesta 6ªfeira, dia 14 de Outubro, que se inicia a iniciativa da sociedade civil  Tribunal Monsanto, um tribunal popular internacional com o objetivo de julgar a Monsanto enquanto responsável por violações de direitos humanos, por crimes contra a humanidade e contra o ambiente. Irá decorrer nos dias 15 e 16 de Outubro em Haia, Holanda, e é uma iniciativa apoiada por Vandana Shiva, Corinne Lepage, Marie-Monique Robin, Olivier de Schutter, Gilles-Eric Séralini e Hans Herren: dois activistas portugueses, membros do Tribunal estarão presentes para testemunhar este evento histórico.

É também na primeira quinzena de Outubro (de 2 a 16) que decorre mais uma vez a Campanha Global Seed Freedom. Já não é a primeira vez que participamos nesta semana com um evento em Coimbra, a novidade é fazê-lo com parceiros de luxo: numa matutina oficina, a Aromas a Dois irá falar dos benefícios do consumo de germinados, ensinar a germinar sementes e outras formas de os incluir na nossa culinária quotidiana; a oficina será acolhida no espaço mais delicioso para visitar num sábado de manhã, o Mercadinho do Botânico.

De uma forma simples, vamos aprender conhecimentos de culinária práticos enquanto conversamos um pouco sobre estes poderes insuspeitos das sementes, quer para a sua saúde, quer no impacto que um acto tão pequeno como comer e preservar sementes, pode ter sobre a vida da nossa comunidade. Façamos dos nossos talheres aliados de peso na defesa de uma alimentação saudável, de uma economia local próspera e justa e de um ambiente sustentável.

Se chover, não se acanhe, temos um plano B! Este sábado, às 11h, no Mercadinho do Botânico. Inscreva-se através deste formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSer9qp8l9b_Y-b9d6HEKuwUDcIditzg6yeh1EuFYOnVrVU5jQ/viewform

8 de Março

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s