Vamos plantar citrinos e semear bolotas de sobreiro para plantar na Primavera! | 8Dez, 14h30-17h30

Plantação de citrinos

arvores

No próximo dia 8 de Dezembro vamos plantar citrinos na Rua Carlos Ramos, Quinta do Grijó, junto à placa toponímica.

Como podem ver na imagem, já existiu uma árvore neste local que foi arrancada depois de ter sido vandalizada. A proposta veio de uma vizinha guardiã.

Ainda temos 2 ou 3 citrinos e um loureiro por plantar. Aceitam-se propostas de espaços disponíveis, de preferência com guardiões! É preciso ter em atenção que os citrinos devem ficar em locais onde a queda dos frutos não perturbe a utilização dos passeios públicos.

Sementeira de bolotas

Ofereceram-nos um saco de bolotas germinadas! Vamos semeá-las em vaso no Hortim do Jardim da Sereia e guardá-las na estufa onde ficarão a medrar até terem condições de serem plantadas, na Primavera.

Notas sobre as primeiras ações de plantação

Inspirados na iniciativa Reflorestar Portugal, a Associação Coimbra em Transição decidiu participar com a plantação de algumas árvores na nossa cidade. Dirigimo-nos ao Viveiro Arborlusitania situado na Estrada da Cidreira onde gentilmente nos cederam um conjunto de 11 árvores que não estavam optimizadas para venda.

platacao1

No passado dia 27 juntámo-nos à Associação Mãos à Obra Portugal, com a colaboração da Associação de Pais da Escola Básica de Solum Sul e da Câmara Municipal de Coimbra, numa acção de apanha de bolotas e de plantação de árvores na mata protegida de São Jerónimo situada entre a Rua Luís de Camões e a Rua Francisco Sá Carneiro.

plantacao2

Sob indicação de um funcionário da Divisão de Ambiente da CMC, aí plantámos um carvalho-roble (Quercus robur), devidamente identificado por placa. Plantámos ainda nesse dia um carvalho-dos-pântanos (Quercus palustris) na Rua Miguel Torga, também identificado. Seguimos para a Estação Velha onde plantámos dois freixos (Fraxinus sp.) e ainda dois citrinos (Citrus spp.) no pomar municipal situado entre a ponte do Açude e o Choupal.

Anúncios

One response to “Vamos plantar citrinos e semear bolotas de sobreiro para plantar na Primavera! | 8Dez, 14h30-17h30

  1. Boa! Continuem… Espero que um dia cheguem à Rua Gen. Humberto Delgado, troço da Solum

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s