3ª Sementeira partilhada no Hortim

O jardim está à espera da próxima e terceira sementeira partilhada! Será dia 25 de Fevereiro, num dos próximos sábados! A actividade da Sementeira começará às 14:30, mas se quiserem podem vir antes e participar no almoço partilhado ao ar livre, que começará às 12:30!
Este ano vamos também complementar a actividade com a incorporação de composto, que entretanto produzimos.
Ainda se lembram das sementeiras partilhadas dos anos anteriores? Então: cada pessoa, ou cada grupo de amigos, trará o suficiente para fazer uma sementeira à sua escala e medida, na medida que entender. Nós ensinaremos a semear, vocês contribuirão com as vossas sementeiras para o Jardim. Isto é, ajudarão a reabilitar e a cuidar de um espaço público que tem recursos extraordinários. Contamos, por exemplo, com uma estufa que alojará os primeiros dias de germinação das sementes.

Depois de aprenderem a semear connosco, e depois de partilharem os vossos recursos com o novo Jardim, poderão, ao fim da tarde, ou noutro dia combinado connosco, usar a estufa para as vossas próprias sementeiras. A vantagem é podermos semear nestes dias ainda frios, adiantando assim as transplantações da Primavera, e as colheitas do Verão. Para além disso, podem aproveitar para trocar sementes com os outros participantes.

O QUE PRECISARIAM DE TER NO DIA 25 DE FEVEREIRO ÀS 14:30 / ou às 12:30, se quiserem vir almoçar:

1. Tabuleiros para semear (caixas com orifícios onde se introduzem as sementes e a terra, e onde vai crescer uma pequena planta que depois será transplantada).*

Estes tabuleiros podem ser substituídos por embalagens recicladas (só tem de estar limpas!): embalagens de iogurtes, pacotes de leite, vasos velhos, embalagens de plástico que geralmente servem para empacotar fruta ou legumes – às vezes até já estão perfuradas! Usem a vossa imaginação! *

2. Terra ou composto q.b. (em função das embalagens que levarem). A terra ou composto podem ir recolhê-los num local limpo de químicos, por baixo de uma árvore, por exemplo; ou podem comprá-los, mas comprem Bio, sem substrato químico incorporado. A terra que recolherem não convém que seja muito argilosa, senão vai compactar e as plantas não crescem.

3. 1/5 de areia em relação à quantidade de terra (areia sem sal!). Pode ser a areia usada nas obras, essa não tem sal.

4. Sementes. As que tiverem disponíveis.

5. Luvas, absolutamente opcional.

6. Almoço para partilhar, opcional.

* Atenção: convém que os recipientes para semear tenham no mínimo a dimensão de uma embalagem de iogurte, mas podem ser um pouco maiores; como não vamos usar químicos as plantas não vão crescer até aquele tamanho enorme que estamos habituados a ver nos tabuleiros de orifícios minúsculos dos supermercados!!

** Outra coisa: não deixem de aparecer se não tiverem alguma ou qualquer uma destas coisas! A vossa ajuda será sempre bem vinda!

Apareça!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s