Formadores

Apicultura

O apicultor Harald Hafner é natural da Áustria e vive em Mangualde, onde tem inúmeras colmeias espalhadas por várias quintas. Apaixonou-se pela apicultura desde cedo no seu país nativo e tornou-se Apicultor profissional em 2003 durante uma estadia de vários anos na República Dominicana. Em 2011 terminou um Mestrado em Apicultura na Escola Agrária de Warth na Áustria. Tem experiência com abelhas de diferentes raças e temperamentos em três climas diferentes e com vários tipos de colmeias. O seu interesse inclui os habitats das abelhas, a sua importância para a ecologia e a interligação da apicultura com a nossa cultura e alimentação. A sua aptidão de observação, curiosidade e abertura para novos caminhos dão profundidade e animação à formação. Sendo um bom polinizador ele próprio, anima e inspira aprendizagem e partilha contínua dos seus ex-alunos (Coimbra, Paredes, Porto, Sintra, Mangualde).
O João Leal é apicultor semi-profissional registado desde 2006, sendo a concretização de um “sonho” e “bichinho” que já vem sendo explorado desde os 12 anos de idade quando começou a ter os primeiros contactos com as abelhas. É membro de 2 associações apícolas, Sicolmeia e AALC (Associação dos Apicultores do Litoral Centro). Até 2012 era participante activo e moderador do fórum apícola e tinha apiários espalhados pelo país, com distintas floras. Em 2013 reduziu e concentrou o número de apiários na zona de Granja do Ulmeiro, onde também fabrica e testa as colmeias que utiliza. Utiliza vários modelos de colmeias e adora ver as abelhas a trabalharem no tradicional cortiço. Dedica-se especialmente à produção genética, já tendo experimentado diversos subespécies de abelhas (desde 2010 utiliza equipamento de Inseminação Artificial). Tal como Harald Hafner,  interessa-se especialmente por métodos biotécnicos de controlo de doenças e pragas e tem muito gosto em aprender sempre mais através da prática e  da partilha, tanto com apicultores mais experientes como com principiantes.

A colaboração entre Harald Hafner e João Leal resulta da participação do João, em 2011, no 1º Curso Apícola organizado pela Coimbra em Transição, que foi facilitado por Harald e teve lugar no Jardim Botânico de Coimbra.

Estamos muito contentes que o funcionamento em rede esteja a dar, a todos os participantes das nossas actividades apícolas, um fruto tão rico! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s